Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O Primeiro Passo

Após muitas leituras de livros de finanças, tenho percebido que fiquei extremamente viciado em falar sobre o assunto. Atualmente observo as besteiras que fiz, as compras e gastos supérfluo que realizei em 5 anos e sinceramente não quero mais viver essa vida que tenho levado.

Há 8 meses atrás comprei os livros do nosso Gustavo Cerbassi como organização financeira, casal inteligente enriquece juntos, mais tempo mais dinheiro, Investimentos inteligentes e etc. Percebi que meu custo de vida era acima da minha renda e o cheque especial juntamente com o cartão de crédito viraram parte do meu orçamento, ou seja, hoje tenho de emprestimos, financiamentos, cartão de crédito entre outros, uma divida de aproximadamente R$ 130.000,00. Sendo que, não existe financiamento de casa, apenas 1 carro financiado e alguns emprestimos realizados para pagar " luxos" sem necessidades. Esse valor já beirou os 200 mil, porém já paguei muitas prestações e muitos e muitos juros para banco.


Depois de todo sofrimento chegou a hora de recomeçar.


A primeira coisa que realizei foi todo calculo de emprestimos e custo mensal com juros, cartões de crédito e cheque especial e para minha surpresa estou pagando ou "devendo, quando nao consigo pagar tudo" uma quantia de R$ 16.600,00 / mês


Se calcularmos esse valor em uma poupança por 1 ano era um montante de R$ 199.200,00 + rendimentos.


Vamos ao que interessa. A solução :
Decidi juntamente com minha esposa, vender uma casa que temos e quitarmos toda divida para começarmos a respirar.


Agora para inicio de investimento, prefiro pensar a longo prazo para resgate em 2015, 2018. inicialmente uma pedida que sempre todos investem é o tal, Tesouro Direto.



Afinal qual melhor investimento ?? LTN, NTN-B, NTN - Principal, NTN-F ? Sugestões ? 


..............:-)

8 comentários:

  1. Cara, fiquei impressionado com a sua situação financeira.
    E aí, conseguiu quitar todas as dívidas?
    Para poder te dar algum conselho, precisava saber sua idade e sua renda (pode ser aproximada), e se vc tem uma renda estável (tipo funcionário público) ou variável (tipo empresário, autônomo etc...).

    Outra coisa, muito pouca gente sabe do TD, da grande massa, acho que uma porcentagem mínima conhece o TD.

    sucesso e parabéns pela iniciativa.

    I40

    ResponderExcluir
  2. Investir aos 40,
    Conforme havia informado, vendi uma casa no valor de R$90.000,00 e vou quitar tudo com o complemento do salario. Hoje tenho 27 anos, sou empresário e estudande de engenharia, tive que me afastar um pouco do trabalho por causa do estudo já que a empresa não tem andado muito bem. Minha esposa é concursada e tem maior parte da renda da casa 60%, juntos chegamos aproximadamente em R$ 20.000,00 mês, porém com gastos com emprestimos e etc perdemos R$ 16.600. Quitando as dividas planejo economizar R$ 12.000,00 por mês e formando na faculdade aumentarei esse aporte para R$ 15.000,00.
    Em relação ao TD é o meu inicio, porém preciso diversificar entre Pré e pos fixado. O que sugere ?

    ResponderExcluir
  3. Cara, procure o seu banco e negocie o parcelamento desta divida. Com certeza voce vai conseguir um juros menor de 4%am o que dá uma despesa por volta de R$6.000/mes para voce. Vai te ajudar muito.

    Parabens pelos primeiros passos na direçao certa.

    ResponderExcluir
  4. Sua namorada pode fazer um consignado com juros de 1%am.
    Abracos

    ResponderExcluir
  5. Bem, vamos lá:

    Vc disse que deve R$ 130.000,00 e vendeu uma casa por R$ 90.000,00 faltam portanto
    R$ 40.0000,00 em dívidas.

    Eu faria o seguinte:

    Pague (quite) primeiro as dívidas com juros maiores. Não adianta pagar um pouquinho de cada uma.

    Tente renegociar com seus credores o restante da dívida, em parcelas fixas com juros menores ou iguais a 1% am. vc tem de entender, que os gerentes e demais credores tem metas a cumprir, e qualquer inadimplência nos empréstimos prejudica o cumprimento destas metas, portanto não tenha vergonha, vá pessoalmente no banco e peça a renegociação,saiba que a margem de renogociação deles é maior se vc já estiver inadimplente),(não estou falando para sujar seu nome, é só uma informação)kkkk.

    Avalie a possibilidade de trocar de carro, por outro de menor valor e quitado.

    Em último caso, faça um empréstimo consignado (com prazo curto) no holerite da sua esposa e pague tudo de uma vez. Aproveite que vc tem uma renda boa e amortize o saldo devedor do consigando todo mês.

    Após pagar TODAS SUAS DÍVIDAS, começe a estudar, monte uma carteira, diversifique, temos ótimas opções:

    - Tesouro Direto,
    - Ações,
    - Fundos imobiliários,
    - Fundos de renda fixa,
    - Ouro,
    - etc...

    Feche as contas nos bancos e concentre em apenas um (conta conjunta) as suas receitas e despesas.

    Se tem, acabe com previdências privadas, títulos de capitalização e outras porcarias que os bancos adoram te empurrar.

    Vc é novo, tem boa renda, basta estudar e aprender, fixe metas e vá em busca delas, com força de vontade e dedicação, com certeza será bem sucedido.

    Queria deixar claro, que são apenas sugestões do meu ponto de vista, a decisão final será do casal.

    Abraço e sucesso.

    I40

    ResponderExcluir
  6. Cara também fiquei impressionado com a sua situação...
    Quanto a sua pergunta não existe resposta pronta. Depende da probabilidade de você tirar a grana, se vai querer pagamento de cupons semestrais, se irá resgatar somente no vendimento,etc. Como dica eu também compraria LFT´s - atreladas a Selic. Pq vc pega uma carona na alta dos juros que no final de 2011 tem previsao de chegar à 12,50%.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Concordo com as dicas do Investidor aos 40. E quando for renegociar as dívidas joga duro com o banco, manda a taxa lá pra baixo pois eles também tem interesse em receber de você.

    Sobre aplicações pode ser uma boa diversificar entre CDB, LTN e NTN-B.

    Boa sorte

    Abcs,

    ResponderExcluir
  8. Investir para Crescer

    Sua situação realmente é impressionante, mas te parabenizo por ter aberto os olhos enquanto é tempo, pois muitos conseguem chegar a um ponto que não tem retorno, acabam na rua da amargura ...

    Com relação ao plano de quitar as dívidas, siga as dicas que meu amigo Investir 40 citou, conversamos quase que diariamente, e foi ele que me ajudou a diversificar meu portfólio, sou muito grato por isso ... :)

    Espero que em breve vc possa estar entrando para o seleto time de investidores, ainda vamos trocar muitas informações hehehe

    Abraços!

    Investindo Futuro

    ResponderExcluir